segunda-feira, 14 de abril de 2008

Resumo de trabahos apresentados na disciplina Informática aplicada a Educaçao Fisica

Grupo 01:
O grupo abordou a questão de como formar um cidadão crítico para a sociedade, através das novas tecnologias que hoje estão inseridas na escola, transformando a TCI em ferramentas indispensáveis no trabalho pedagógico.
Existem de acordo com o grupo, benefícios e malefícios quanto à utilização dessas tecnologias. Um dos benefícios seria a ajuda em organizar tarefas do cotidiano, enquanto um dos malefícios seria a penetração das máquinas no meio social, de modo a atrapalhar na formação dos indivíduos.
O objetivo dessa influência na formação da pessoa através da mediação escolar seria educar para serem indivíduos criativos, críticos e principalmente propiciando a inclusão de todos.


Grupo 02:
O uso das tecnologias no meio social tornou-se hoje indispensável. Sendo assim, nas escolas isso não é diferente.
A influência da mesma no âmbito escolar trará inúmeros benefícios tanto para professores, quanto para alunos, desde que os mesmos saibam sugar o que de melhor esses avanços tecnológicos podem proporcionar, de modo criativo, para assim estimular os alunos.


Gruo 03:
O grupo apresentou um filme abordando as fases de trabalho do homem, desde os tempos mais remotos ate os dias de hoje.
A primeira apresenta o trabalho do homem com a ajuda de animais. A segunda, o trabalho com o auxílio das máquinas e a terceira onde o homem aparece como um controlador daquelas que antes o auxiliava.
A tecnologia da informação e comunicação veio para designar a informática e sua potencialização. Porém, a maioria das pessoas não estão preparadas para tanto avanço tecnológico.
A escola juntamente com a tecnologia vem trazer finalidades aplicadas a formação continuada, ferramentas pedagógicas e interesse do setor. Uma transformação sociocultural, pois hoje o professor tem que saber informática, tem ser amplamente mediatizado, sabendo trabalhar, transitar em áreas disciplinares.
Grupo 05:
A mídia tem capacidade de envolver-se, de influenciar no desenvolvimento da criança.
Dentre as influencias, foi citada a agressividade, criação de personagens imaginários, desenvolvimento de raciocínio, aprimoramento da leitura, alterações no humor e no comportamento.
Mas qual o papel da Educação Física juntamente com a tecnologia? Seria trazer para dentro das aulas atividades que desenvolvam na criança o motor, o cognitivo/intelectual, o social, busquem nos desenhos, nos jogos o que ambos têm consigo de melhor para o desenvolvimento das mesmas.
A família também tem que desenvolver uma posição reflexiva perante as informações da mídia e as dificuldades do dia-dia.

Grupo 06:
A maioria dos jovens aprende não somente coisas negativas, mas também positivas com a televisão.
Dentre as positivas foi citado que a TV funciona como um meio de informação, transmissão do saber acumulado. Já os negativos, um muito importante é a marcante presença da mesma no processo de socialização, levando-se em conta o meio onde esse indivíduo habita.
Com isso nos filmes, desenhos, novelas, onde a violência aparece como forma de resolver conflitos será sempre levada para o lado do bem, como mediadora de um problema.
Há uma grande preocupação em interligar mídia e educação, já que hoje a mídia aparece como importante meio no processo de socialização.


Grupo 07:
O grupo iniciou a apresentação do trabalho nos falando o quanto os meios de comunicação invadiram as casas, independentemente da classe social, buscando focar mídia e educação.
Sendo assim, os craques de futebol são vistos como um exemplo de educação. Não a educação propriamente dita, mas vendo o futebol como um meio de ser alguém na vida, sem precisar roubar, matar, etc.
A mídia usa a imagem desses jogadores para tentar promover a educação através da participação em projetos sociais. Estes se tornam às vezes, um estímulo para que as crianças principalmente as de classes mais baixas, procurem as escolas.


Grupo 08:
O grupo abordou a questão da falta de tecnologia nas escolas, principalmente escolas públicas, onde não se tem a utilização de recursos tecnológicos e ate mesmo de livros. Com isso há um despreparo dos alunos por não possuírem esses recursos.
Sendo assim, quando entram em uma universidade e no mercado de trabalho esses indivíduos não possuem o mesmo domínio de conteúdos se comparado aos que estudaram em escolas onde eram oferecidos esses recursos. A tecnologia no processo de ensino/aprendizado não parte da questão do luxo, mas de uma necessidade, em um mundo o qual vivemos hoje.

O blog na educação física